Vamos falar a verdade, o Tinder é uma mão na roda para os solteiros e as solteiras de plantão. Não só ele, como também outros aplicativos de encontros que rolam por aí, como Happn e OkCupid. Se bate aquela carência, é só deslizar de um lado para o outro que pode surgir alguma coisa interessante.
Por outro lado, às vezes acontece aquele match que parece um sonho se tornando realidade. Só que, na hora do papo, ele simplesmente não acontece. Você chama no chat, mas nem um “oi, tudo bem?” a outra pessoa responde. Aí não, né.
Você também é daqueles que acredita na interação? Acha que “se não é para conversar, melhor nem dar match”? Então vem com a gente para tentar não tomar aquele gelo e evitar o temido ghosting.
Como fazer um match virar um encontro
Às vezes é bom começar bem do comecinho. Para alavancar suas chances, uns cuidados básicos no seu perfil são extremamente necessários. Escolher uma boa foto, caprichar na descrição e ter uma abordagem criativa fazem toda a diferença entre uma conversa e um vácuo daqueles.
Uma dica importante aqui é trazer no perfil informações que possam servir como um bom assunto para se puxar na primeira conversa. Se você curte rock, por exemplo, deixar isso claro no perfil já afugenta quem é do sertanejo e traz para perto quem é da cena, ali cria-se já um assunto em comum e faz com que o outro se aproxime já comentando sobre algum fato da atualidade relacionado ao rock’n’roll.
Não adianta reclamar se você faz o mesmo
Você tá aí, todo meninão, reclamando que a gata não te deu moral. Mas, de repente, um outro contatinho tá todo se querendo pra cima de você, mas é a sua vez de ignorar uma outra pessoa.
Cara, dê uma chance. De repente a novinha que está querendo papo pode ser uma opção pra lá de interessante.
Fazendo aquele contatinho perdido voltar à ativa
De repente, tudo esfriou (ou nem mesmo chegou a esquentar). Mas, ainda assim, nem tudo está perdido. Há a chance de recuperar o papo com uma pessoa que não responde há muito tempo — ou que nem nunca chegou a responder.
Antes de qualquer outra coisa, deixe a vergonha de lado. Um tímido “bom dia” provavelmente só vai ser ignorado. Aquela parada de ser criativo na primeira abordagem vale em dobro por aqui. Então aposte em algo novo.
Pergunte a opinião dela sobre alguma coisa (whisky ou tequila? Gato ou cachorro? Stranger Things ou Game of Thrones?), mande um “verdade ou consequência”. São infinitas as opções e tentar não custa nada.
O que é o ghosting?
Pode falar, você já passou por isso. Às vezes tudo começa bem, a conversa vai rolando e até acontece um encontro. Mas, de repente, a pessoa para de te responder.
Tem casos em que isso é até pior do que ser ignorado logo de primeira. Se você ainda não tava ligado, isso que é o ghosting. Essa prática vem se tornando cada vez mais comum no Tinder e nos diversos outros aplicativos de encontros.
Os motivos do sumiço
A grande razão pela qual o contatinho pode te dar um gelo é a seguinte: ela simplesmente não está mais tão a fim.
E dá para entender que é chato chegar para você e falar que não vai rolar de continuar. Para quem tá do outro lado, acaba sendo menos desgastante apenas deixar de responder. A ideia é que você sozinho perceba o sinal.
Porém, nada disso é irreversível. Muitas vezes, basta dar um tempo para a pessoa e tentar novamente. Vai que as coisas esquentam de novo.
Como lidar
Tem uma coisa mega importante nisso tudo. Não adianta ser chato. Vale uma ou duas tentativas de puxar assunto e tudo mais.
Mas, se não rolar, bola pra frente! Se uma não tá com vontade de bater papo, tem várias outras pessoas no aplicativo que estão.
O negócio é espalhar a palavra de que “se é para ignorar, nem dê match”. Agora, além do ghosting, tem outras coisas que estão incomodando o pessoal dos aplicativos, como a #dateruim.
Se você já passou por uma dessas duas experiências ou coisa ainda mais bizarra, não deixe de contar pra gente. Vai que aqui você encontra outras pessoas que passaram pela mesma coisa…