Já tem algum tempo que a barba está em alta. Porém, para manter uma aparência que vai atrair a mulherada, é bom ter alguns cuidados.
A princípio, parece que para ter uma bela de uma barba, basta deixar a navalha guardada por algum tempo e pronto. Mas é claro que não é tão simples assim. Uma série de cuidados são necessários caso você queira ser um barbudo de respeito.
Sendo assim, temos para você os enganos mais comuns na hora de cuidar da sua barba.
Evite esses erros na hora de cuidar da barba
Deixar crescer sem arrumar
Simplesmente deixar crescer sem cuidado nenhum não adianta nem um pouco. Não é como se o destino, a sorte ou alguma força mística qualquer fosse ajustar a sua barba para você. Assim como com o cabelo, os fios crescem de maneira desigual e dão um aspecto de bagunçado quando não são cortados com alguma frequência.
Uma vez por semana é importante aparar os pelos que estiverem muito compridos, raspar as laterais e ajustar a barba. Ou, melhor ainda, vá uma vez ao mês a um profissional para que ele faça isso por você. Pense só, barbudo, ainda é melhor do que ter que raspar o rosto todo dia.
Ajustar muito alto no pescoço
Esse é um erro que muitos caras cometem. Fazer o ajuste no pescoço não é a coisa mais fácil do mundo. Por isso, nas tentativas frustradas de acertar, muita gente acaba tirando toda a barba do pescoço e raspando até a linha do queixo.
Isso é um grande erro por alguns motivos. Um deles é que a papada que você tiver (e até a que você não tem) fica toda à mostra, outro é que qualquer falta de simetria pode ficar bastante visível.
Por outro lado, algo que você não pode fazer é deixar de lado e largar o pescoço peludo. Tente imaginar uma linha um pouco acima do seu pomo de adão, siga ela sem muito perfeccionismo e, pronto, já fica bom.
Não ter paciência
Todo homem precisa entender que a barba precisa de algum tempo para crescer. O fato é que você não vai ficar igual a um lenhador de um dia para o outro.
Para os que não estão acostumados a deixar um aspecto mais hirsuto no rosto, a tentação de raspar tudo pode ser bem grande. Mas a verdade é que isso é um grande erro e que a pressa é inimiga da perfeição.
Deixar sem lavar
Outros mais barbudos também cometem o engano de deixar a barba como está, sem cuidado algum. Se por um lado, não a ajustam, por outro também não a higienizam. A verdade é que, assim como você usa shampoo para seus cabelos, é importante limpar a barba também.
Senão, o aspecto fica bastante desagradável e a chance é, até mesmo, dela apresentar algum mau-cheiro. Claro, quem quer ir mais a fundo pode comprar produtos específicos para os pelos faciais, mas simplesmente lavá-los já é um bom adianto.
Passar a mão na barba
Um dos tiques mais comuns dos barbudos é não tirar a mão de cima da barba. Porém, isso pode não ser nada mão. Nossas mãos produzem glândulas sebáceas para lubrificação, o que é ótimo para elas, mas péssimas para os seus pelos.
Caso você resolva ficar mexendo no cabelo ou na barba com frequência, estará passando oleosidade para eles. O que por si só já é um problema, pois o aspecto já não fica dos melhores, mas além disso, essa oleosidade em excesso pode dar caspa.
Barbear a seco
As opções de espumas e cremes para se barbear são muitas, mas ainda assim vários homens cometem o erro de fazer a barba sem produto algum. O que é péssimo para a pele, que pode ficar bastante irritada e aumenta as chances de algum pelo ficar encravado.
Mesmo que você vá fazer apenas o ajuste das laterais e do pescoço, é necessário usar a espuma. Outro cuidado necessário do tipo é trocar a lâmina com frequência, de preferência uma vez por mês.
Ir para o lado contrário
Até os mais barbeados também podem cometer erros com a barba. Barbear para o lado contrário da direção em que os pelos nascem pode até deixar o rosto mais lisinho e agradável para as gatas que curtem o estilo.
Porém, o cara que curte escanhoar o rosto precisa ter muito cuidado e fazer o procedimento após ter raspado a barba na direção do pelo. Caso vá direto com a navalha para o lado contrário a única coisa que você vai conseguir são machucados no rosto.
–
Já sabe como deixar a barba crescer do jeito certo? Então deixe uma dica para os barbudos de plantão.
