Conheça 5 grandes fotógrafos de nus artísticos

-

Na véspera do Dia Mundial do Fotógrafo, até o famoso “manda nudes” tem sua dose de glamour

Não tem tempo de ler? Tá só com preguiça? Escute essa matéria narrada pelo Vooozer clicando no player abaixo.

A linha do tempo do nu artístico inicia na pré-história. Mas, com a fotografia, ainda mais nos anos mais recentes, ele vem ganhando força. Muita força. Isso porque — se antes a arte sem roupas cultuava a fertilidade, abordava o erotismo ou demonstrava o ideal da forma física — agora as fotos de corpo humano valem, também, para a autoestima dos fotografados.

Bom, sabendo que amanhã quem está atrás das câmeras tem sua data especial, resolvemos trazer uma coisinha. Numa mistura entre gigantes do século 20 e fotógrafos mais recentes, trazemos 5 ensaios sensacionais para você conferir.

Veja e fique de cabeça para baixo com essas fotografias deliciosas:

Nu zebres

Como não começar por essas belas zebras? As listras tomaram o mundo em todos os formatos e cores. Mas nesse ensaio em preto e branco, Lucien Clergue apresentou um contraste todo especial.

[caption id=”attachment_7339″ align=”aligncenter” width=”383″

A série de fotos foi um trabalho de muitos, e muitos, anos do fotógrafo francês — que foi presidente da Académie des Beaux-Arts e amigo pessoal de Picasso. O resultado desse esforço é um clássico e você não precisa esperar (nove meses) para ver o resultado. Aqui o segredo é o que pequenas frestas de luz podem fazer em lindos corpos femininos é de tirar o fôlego.

Time of war

Numa pegada diferente, o fotógrafo Olivier Valsecchi pensou a sensualidade numa perspectiva clássica. Tão clássica que a busca da beleza nas imagens de modelos empoeirados, realizando poses retorcidas, era de remeter às esculturas greco-romanas.

[caption id=”attachment_7343″ align=”aligncenter” width=”430″

Bom, se a gente usa escultural para descrever um belo corpo é por um motivo. E dá para lembrar o porquê disso ao ver o trabalho do francês.

Omni-Phantasmatic

Gata é gata até debaixo d‘água. Ou será que, por lá, vira sereia? Elucubrações a parte, a graça desse ensaio é ver como o corpo feminino, não apenas mantém, mas fica ainda mais belo em ambientes subaquáticos.

[caption id=”attachment_7340″ align=”aligncenter” width=”591″

O americano Neil Craver alcançou imagens hipnóticas com sua câmera subaquática. É bonito de se ver como suas modelos ficaram parecendo seres de outro mundo nesse novo ambiente.

Libertine.nu

Como poderíamos fazer esse micro catálogo de grandes nus sem nenhum brasileiro? É claro que não iríamos cometer esse grande pecado de abandonar nossa pátria. Ainda mais, quando sabemos que ela é tão repleta de belezas naturais.

[caption id=”attachment_7345″ align=”aligncenter” width=”554″

E foi isso que Neto Macedo retratou ao longo do projeto Libertine.nu. Ele mistura belos cenários a mulheres estonteantes, do jeito mais natural possível. Longe de poses forçadas ou de maquiagens e cabelos super produzidos. E, olha, as fotos são boas de se ver.

White Women • Sleepless Nights • Big Nudes.

Bom, começamos com um clássico. Então, nada mais justo que fechar a lista com outro. Se trata do trabalho do alemão Helmut Newton, um amante do preto e branco e cheio de energia erótica e provocativa. (Vale um adendo de que ele também fotografou para diversas Playboys).

[caption id=”attachment_7347″ align=”aligncenter” width=”556″

Foi difícil escolher um só trabalho do homem para comentar aqui. Sendo assim, a opção foi pela amostra recente de três dos seus livros de fotografia. O maior problema é que o nome do primeiro livro envelheceu mal. Não é mesmo?

Compartilhe

Últimos posts