Regras básicas para sair com a gata do trabalho sem ser demitido

-

Pode até existir uma série de contras em sair com uma gata do trabalho, mas tem uma pancada de vantagens também. Ainda assim, não é nada raro ver casais que se conheceram enquanto trabalhavam juntos. Inclusive, em um estudo a porcentagem de casais que se conheceram no trabalho é de 17,5%. 

Algo que é mais que aplicativos de encontros e redes sociais juntos. Faz algum sentido, já que colegas muitas vezes têm os mesmos interesses e frequentam os mesmos círculos sociais.

Pensando nisso, saiba o que você deve — e o que você não deve — fazer quando quiser chamar aquela mina do trabalho para sair.

1- Devagar, devagarinho

Essa é a regra de ouro para sair com aquela gata do trabalho. Não tem porque apressar as coisas. Vá fazendo os seus movimentos de maneira devagar e a longo prazo.

De repente, dentro do trabalho, a forma como ela faz as coisas é super-sexy. Porém, na vida fora dele pode não ser tão legal assim. Então se dê um tempo para conhecer essa pessoa antes de ir pra cima dela com tudo.

2 – Pegue o contatinho

Estamos nos tempos do WhatsApp, então não deve ser tão difícil assim conseguir o número de alguém que você está a fim. Troque umas mensagens com ela antes, veja se ela curte trocar ideia por ali contigo e vá fazendo dar certo.

Esse meio indireto de interação pode ser um bom termômetro pra ver se ela também topa uma relação além do trabalho com você ou não.

3 – Comendo quieto…

Melhor não ficar contando para os outros caras do trabalho quem você quer pegar ou quem você anda pegando de lá. Esse tipo de fofoca pode retornar contra vocês e causar um baita desconforto.

Além disso, nada de ficar trocando emails corporativos falando disso. Isso é bastante antiprofissional e ainda pode acabá-lo prejudicando.

4 – Pausa para o almoço

“Bem que a gente podia almoçar junto qualquer dia desses”. Aproveite a uma hora que você tem e a leve para comer em algum lugar legal. Pode ser um tipo de encontro rápido e casual, o que é perfeito para vocês dois se conhecerem melhor. Outra boa maneira de utilizar essa janela é chamar para um happy hour.

5 – Considere a hierarquia

Claro, há casos bem sucedidos de relações entre chefe(a) e funcionário(a). Mas pense duas vezes caso você queira chamar para sair alguém que está acima ou abaixo de você na empresa. Isso é o tipo de coisa que pode espalhar rumores e levar indiretamente a uma saída da empresa.

Claro, aqui não é algo proibitivo. Mas saiba que as chances de tudo funcionar bem são melhores quando você sai com alguém mais ou menos com o mesmo cargo que o seu.

6 – A convivência diária

Lembra quando a gente conversou lá no início sobre algumas coisas serem uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo? Pois é, a questão de se estar com a pessoa ao longo do dia a dia é exatamente um exemplo disso. Por estar sempre ao lado da gata, você pode tirar um certo proveito e ir trocando ideia sem pressa até que ela caia no papo. 

Porém, caso as coisas deem muito errado e não role uma maturidade de entender que “o que passou, passou”, pode ficar bem difícil a convivência. Sendo assim, é importante pesar bem esse fator antes de investir ou não. Se valer, então é só cair dentro e ser feliz.

Afinal, a proximidade é um dos grandes fatores para as pessoas sentirem atração uma pela outra — e a gente passa 1/3 do nosso dia dentro do ambiente de trabalho.

7 – Lidando com um “não”

Ele pode acontecer e você tem que estar preparado. Depois de um “não” ou de simplesmente os encontros rolarem por um tempo e acabarem não dando em nada, a parada é agir profissionalmente.

Pode parecer difícil no início, mas se policie para que isso dê certo. Continue sendo educado e simpático com ela e mantenha tudo da maneira mais natural possível, nada de levar o pepino de vocês para o trabalho.

8 – Avalie o ambiente

Será que vale a pena o risco? Essa é uma pergunta que você deve se fazer. Pense um pouco se você e ela vão continuar confortáveis caso as coisas não deem certo.

Será que essa pessoa realmente vale a ponto de se colocar a carreira em risco no pior cenário possível? É sempre bom avaliar bem antes.

9 – Pense na política da empresa

Algumas empresas têm regras quando se trata de relacionamentos no trabalho. Geralmente elas são avisadas pelo RH logo no início do contrato. Então fique atento! 

Além do mais, caso a empresa tenha algo contra, você vai ficar sabendo de casos anteriores em que ela tomou medidas em relação a relações entre funcionários. Se não for um problema, dá pra seguir em frente.

Mas conhecendo as regras e seguindo à risca, você vai ter bastante vantagem.

10 – Evite qualquer tipo de assédio

Pode paquerar? Pode! O que não dá pra rolar é passar dos limites. Assediar é uma coisa grave, uma coisa séria. Não obrigue ninguém a fazer nada, continue flertando apenas se ela responder positivamente ao flerte e nada de apalpadas ou coisas do tipo. Se você for longe demais, vai ser dispensado (e com razão).

Não obrigue ninguém a fazer nada, continue flertando apenas se ela responder positivamente ao flerte e nada de apalpadas ou coisas do tipo. Se você for longe demais, vai ser dispensado (e com razão).

Já sabe como se dar bem no trabalho com aquela gata que você curte? Então conta aqui pra gente o que você planeja fazer com ela.

Compartilhe

Últimos posts